[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: raiz quadrada novamente 3



Oi Nicks,

Toda  esta dúvida  que  você  está  tendo  se resume no seguinte  problema : "Os Matemáticos conscientes definiram  sqrt(4) =2 ; caso tivessem  definido  sqrt(4) = +2 , não teríamos problema nenhum  na sua  veracidade ".
Olhando  para o exemplo : 7> 5 como equivalente a : 7>5 ou 7=5 , e sendo este '"ou" como  sendo  da  lógica  matemática, teremos  a  afirmativa  7> 5 como sendo  verdadeira .Agora  a pergunta : este "ou " é  lógico  ou       não ? . Acredito  que  essas  perguntas ( sqrt(4) = +2 é  verdadeiro ou falso ? ) não deveriam  ocorrer  em concursos , já que  elas  dependem de uma convenção pré determinada .O grande  problema é  saber quando estamos diante do  "ou" lógico  ou não ; no caso de sqrt(2)  ser definida  como  sqrt(4) =2 , devemos  tomar
sqrt(4) = +2  como não sendo "ou"lógico , pois se não teríamos tal fato verdadeiro . E se a definiçào fosse
sqrt(4) = +2 ? , o  "ou" seria lógico ?.
Seria  interessante que  nós ouvíssemos  também as  opiniões de  Matemáticos como  exemplos: Prof  Nicolau ,
Prof Gugu , Prof José  Paulo Carneiro , Prof  Morgado , que  são Matemáticos  respeitados dentro do nosso campo.

[]'s  Pacini




At 05:40 28/4/2001 -0300, Fábio Arruda de Lima wrote:
Oi Nick,
Em minha opinião (outros da lista podem ajudar a esclarecer), os professores de 2º grau não têm uma preocupação muito grande em ser preciso no conceitos matemáticos. Podemos até entender porque. Eles não estão formando apenas matemáticos. O importante para eles (não bem sei se é isso) é ensinar o programa que está sendo definido, portanto o rigor matemático fica um pouco de lado. Esse x1=+2 ou x2= -2, na verdade, é um "E" pela lógica matemática.
Para o não matemáticos serve o "ou" do português. Esse não é o "OU" lógico.
Aí você me pergunta: estão ensinando errado? Eu te respondo assim: O átomo é realmente formado de elétrons que circulam em órbitas em torno do núcleo? Resposta não. Entretanto, para o nível de 2º grau é suficiente.
Você está fazendo bacherelado em matemática, eu te pergunto: os que estão fazendo medicina, estão preocupados com isso?
Em resumo, para você é importante usar o conectivo corretamente.
Um abraço.
Fábio Arruda
----- Original Message -----
From: Nicks
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Saturday, April 28, 2001 5:22 PM
Subject: raiz quadrada novamente 3

Olá amigos,

Agradeço  às  respostas com relação  a sqrt(4)=+ 2 . Sou  aluno  do primeiro  ano do
curso superior de Matemática  e meus professores  sempre usaram  este
+ 2 como sendo "ou " . Lembro-me  que  quando  se escrevia x^2 =4 , x= +2 ,era
x=+2 ou x= -2  chamando atenção  que não poderíamos  escrever x=+2 e x= -2 , pois  x
não poderia ser simultâneamente +2 e -2 .Sendo permitido  escrever x1 =+2 e x2 = -2 .
Agora  a minha dúvida : " devemos  pensar  sqrt(4)=+ 2 com sendo sqrt(4)= +2 "e" sqrt(4)= -2 , para  justificar  a falsidade  de sqrt(4)=+ 2 , ou  este fato sempre  foi utilizado  de uma  forma  universal  ? . Desculpem  se estou  perturbando com tais  perguntas  , é  que  pretendo utilizar de uma  forma coerente todos os  conceitos .

[]'s Nicks