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Re: raiz quadrada novamente 3
Oi Nicks,
Toda esta dúvida que você está tendo
se resume no seguinte problema : "Os Matemáticos conscientes
definiram sqrt(4) =2 ; caso tivessem definido sqrt(4) =
+2 , não teríamos problema nenhum na sua veracidade
".
Olhando para o exemplo : 7> 5 como equivalente a : 7>5
ou 7=5 , e sendo este '"ou" como sendo da
lógica matemática, teremos a afirmativa
7> 5 como sendo verdadeira .Agora a pergunta : este
"ou " é lógico
ou não ? . Acredito que
essas perguntas ( sqrt(4) = +2 é verdadeiro ou falso ?
) não deveriam ocorrer em concursos , já que elas
dependem de uma convenção pré determinada .O grande problema
é saber quando estamos diante do "ou" lógico
ou não ; no caso de sqrt(2) ser definida como sqrt(4)
=2 , devemos tomar
sqrt(4) = +2 como não sendo "ou"lógico , pois se
não teríamos tal fato verdadeiro . E se a definiçào fosse
sqrt(4) = +2 ? , o "ou" seria lógico ?.
Seria interessante que nós ouvíssemos também as
opiniões de Matemáticos como exemplos: Prof Nicolau
,
Prof Gugu , Prof José Paulo Carneiro , Prof Morgado ,
que são Matemáticos respeitados dentro do nosso campo.
[]'s Pacini
At 05:40 28/4/2001 -0300, Fábio Arruda de Lima wrote:
Oi
Nick,
Em minha opinião (outros da lista podem ajudar
a esclarecer), os professores de 2º grau não têm uma preocupação muito
grande em ser preciso no conceitos matemáticos. Podemos até entender
porque. Eles não estão formando apenas matemáticos. O importante para
eles (não bem sei se é isso) é ensinar o programa que está sendo
definido, portanto o rigor matemático fica um pouco de lado. Esse x1=+2
ou x2= -2, na verdade, é um "E" pela lógica
matemática.
Para o não matemáticos serve o "ou"
do português. Esse não é o "OU" lógico.
Aí você me pergunta: estão ensinando errado? Eu
te respondo assim: O átomo é realmente formado de elétrons que circulam
em órbitas em torno do núcleo? Resposta não. Entretanto, para o nível de
2º grau é suficiente.
Você está fazendo bacherelado em matemática, eu
te pergunto: os que estão fazendo medicina, estão preocupados com
isso?
Em resumo, para você é importante usar o
conectivo corretamente.
Um abraço.
Fábio Arruda
----- Original Message -----
From: Nicks
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Saturday, April 28, 2001 5:22 PM
Subject: raiz quadrada novamente 3
Olá amigos,
Agradeço às respostas com relação a sqrt(4)=+ 2 . Sou aluno do primeiro ano do
curso superior de Matemática e meus professores sempre usaram este
+ 2 como sendo "ou " . Lembro-me que quando se escrevia x^2 =4 , x= +2 ,era
x=+2 ou x= -2 chamando atenção que não poderíamos escrever x=+2 e x= -2 , pois x
não poderia ser simultâneamente +2 e -2 .Sendo permitido escrever x1 =+2 e x2 = -2 .
Agora a minha dúvida : " devemos pensar sqrt(4)=+ 2 com sendo sqrt(4)= +2 "e" sqrt(4)= -2 , para justificar a falsidade de sqrt(4)=+ 2 , ou este fato sempre foi utilizado de uma forma universal ? . Desculpem se estou perturbando com tais perguntas , é que pretendo utilizar de uma forma coerente todos os conceitos .
[]'s Nicks