[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: raiz quadrada novamente 3



Oi Nick,
Em minha opini�o (outros da lista podem ajudar a esclarecer), os professores de 2� grau n�o t�m uma preocupa��o muito grande em ser preciso no conceitos matem�ticos. Podemos at� entender porque. Eles n�o est�o formando apenas matem�ticos. O importante para eles (n�o bem sei se � isso) � ensinar o programa que est� sendo definido, portanto o rigor matem�tico fica um pouco de lado. Esse x1=+2 ou x2= -2, na verdade, � um "E" pela l�gica matem�tica.
Para o n�o matem�ticos serve o "ou" do portugu�s. Esse n�o � o "OU" l�gico.
A� voc� me pergunta: est�o ensinando errado? Eu te respondo assim: O �tomo � realmente formado de el�trons que circulam em �rbitas em torno do n�cleo? Resposta n�o. Entretanto, para o n�vel de 2� grau � suficiente.
Voc� est� fazendo bacherelado em matem�tica, eu te pergunto: os que est�o fazendo medicina, est�o preocupados com isso?
Em resumo, para voc� � importante usar o conectivo corretamente.
Um abra�o.
F�bio Arruda
----- Original Message -----
From: Nicks
Sent: Saturday, April 28, 2001 5:22 PM
Subject: raiz quadrada novamente 3

Ol� amigos,

Agrade�o  �s  respostas com rela��o  a sqrt(4)=+ 2 . Sou  aluno  do primeiro  ano do
curso superior de Matem�tica  e meus professores  sempre usaram  este
+ 2 como sendo "ou " . Lembro-me  que  quando  se escrevia x^2 =4 , x= +2 ,era
x=+2 ou x= -2  chamando aten��o  que n�o poder�amos  escrever x=+2 e x= -2 , pois  x
n�o poderia ser simult�neamente +2 e -2 .Sendo permitido  escrever x1 =+2 e x2 = -2 .
Agora  a minha d�vida : " devemos  pensar  sqrt(4)=+ 2 com sendo sqrt(4)= +2 "e" sqrt(4)= -2 , para  justificar  a falsidade  de sqrt(4)=+ 2 , ou  este fato sempre  foi utilizado  de uma  forma  universal  ? . Desculpem  se estou  perturbando com tais  perguntas  , �  que  pretendo utilizar de uma  forma coerente todos os  conceitos .

[]'s Nicks