O programa de Pós-Graduação do Departamento de Matemática (DMat) é um dos mais tradicionais do país. O nosso programa obteve nota 7 na última avaliação da CAPES. O conceito 7 é a nota máxima que pode ser atribuída a um Programa de Pós-graduação, e demonstra desempenho equivalente a centros internacionais de excelência na área.
O mestrado foi fundado em 1969 e até 2019, formaram-se 298 mestres e 107 doutores. Entre os mestres formados, 44 fizeram doutorado no programa. Abaixo, resumimos algumas das razões pelas quais você deveria seguir o mesmo caminho. Para obter informações mais detalhadas sobre o nosso programa, visite o site do programa ou entre em contato conosco por email: secpos@mat.puc-rio.br.
Ambiente colaborativo
Por ser um departamento relativamente pequeno, podemos contar com um ambiente familiar no qual a interação entre alunos e professores é estreita e amigável. Valorizamos uma abordagem de trabalho bastante colaborativa que permite que todos prosperem. Os membros do corpo docente e os funcionários do departamento são acessíveis.
Aqui estão algumas fotos ilustrando o cotidiano do nosso departamento.
Excelência do programa e do corpo docente
O DMat da PUC-Rio é um entre apenas 7 departamentos de matemática no Brasil com avaliação máxima (nota 7) do seu programa de pós-graduação.
Os 16 professores do quadro permanente são pesquisadores reconhecidos em seus respectivos campos de atuação, apoiados por vários projetos tais como: bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq, o programa cientista e jovem cientista do nosso estado da FAPERJ, assim como recipientes de importantes prêmios internacionais (TWAS e Fulkerson). Conheça mais a respeito dos membros do corpo docente e seus interesses de pesquisa aqui.
Alunos ou ex-alunos do nosso programa também são premiados, dentre outros com o Prêmio CAPES de tese.
Recursos para alunos
A PUC-Rio é uma instituição comunitária de educação superior (leia mais sobre sua história e missão aqui).
O programa de pós-graduação na PUC-Rio é gratuito, ou seja, todos os alunos aceitos recebem bolsa de isenção da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-Rio (VRAC).
Além disso, contamos com uma boa disponibilidade de bolsas de mestrado e doutorado fornecidas pelas agências de fomento CNPq, CAPES e FAPERJ e também pela Petrobras.
Ademais, oferecemos algumas bolsas de excelência para alunos muito promissores.
Ótima estrutura
Desde o início da pandemia, a PUC-Rio criou um programa de inclusão digital, apoiando alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para terem acesso a computadores e pacote de dados (internet).
O nosso departamento conta com uma ótima estrutura física: salas amplas e bem equipadas para alunos; biblioteca departamental própria, com um grande número de livros disponíveis para empréstimo.
Temos um campus muito agradável (um mini jardim botânico), bem localizado, com fácil acesso via transporte público e proximidade a vários pontos culturais e de lazer.
Além disso, o corpo administrativo da nossa instituição é altamente qualificado, eficiente e prestativo; veja aqui a lista de funcionários do DMat.
Vida científica ativa
O DMat possui uma ampla gama de encontros científicos: colóquios, seminários, minicursos de pesquisa e conferências. Veja a página principal do departamento para mais detalhes.
Alguns desses eventos são idealizados especificamente para alunos como público alvo.
Um dos eventos mais tradicionais do nosso departamento é o Seminário q.t.p (que termina em pizza). Este evento mensal se apresenta como um espaço desconstruído para a apresentação (geralmente informal) de resultados e teorias matemáticas, seguido por confraternização com pizzas.
Um outro evento tradicional é o Oktobermat, um ciclo anual de palestras dirigidas a alunos de graduação e pós-graduação em matemática e áreas afins.
Um evento recentemente criado é o Dia dos Alunos, que consiste principalmente em palestras ministradas por alunos do nosso programa feat. alguns alunos convidados de fora.
Ademais, temos com frequência (geralmente no verão) minicursos avançados ministrados por professores visitantes do departamento, como, por exemplo, em 2020 os cursos: "Produtos Aleatórios de Matrizes-Propriedades Estatísticas" por Pedro Duarte (da Universidade de Lisboa) e "Introdução à Concentração da Medida" por Grigoris Paouris (da Universidade de Texas A&M).
Interdisciplinaridade
O departamento conta com diversas áreas de pesquisa em matemática pura e matemática aplicada.
Possuímos uma boa capacidade de interação com outros departamentos da Universidade tais quais os departamentos de Física, Engenharia e Informática.
Além disso, nossos alunos têm acesso gratuitamente a cursos de idiomas ministrados pelo departamento de letras.
|