Modelagem de Reservatórios

Regiões de interesse na exploração de óleo e gás são caracterizadas por diferentes formações rochosas onde se localizam importantes reservatórios de hidrocarbonetos. Para aprimorar a capacidade de produção e recuperação de fluídos nestas regiões, buscamos caracterizações mais realistas do modelo de reservatório, mais especificamente do modelo deposicional de rocha presente.

A geração de modelos de fluxo mais realistas está associada a pesquisas na geração de múltiplos cenários de fácies que possam incorporar a incerteza associada ao modelo de reservatório.

Um dos principais objetivos desta linha de pesquisa é estabelecer metodologias para modelar a arquitetura deposicional de uma formação rochosa e suas propriedades petrofísicas. Um de nossos focos foram caracterizações de lobos turbidíticos. Correntes turbidíticas são fluxos de sedimentos induzidos pela força gravitacional originando depósitos denominados lobos turbidíticos. Esta formação rochosa ocorre com muita frequência na bacia de Campos do Rio de Janeiro e são excelentes reservatórios de hidrocarbonetos.

O SKESIM foi um dos modelos propostos para este tipo de formação, partindo de um grafo que contempla, durante sua geração, múltiplos cenários equiprováveis que reproduzam a variabilidade espacial da estrutura.  O resultado final é um sistema de canais turbidíticos tri-dimensional gerado a partir de informações extraídas de uma imagem de treinamento.