Avaliação de Formações

O teste de injetividade é um procedimento usado para estimar propriedades do reservatório através da injeção de um fluído (tipicamente água) no reservatório. Propriedades como permeabilidade e conectividade do reservatório, entre outros, podem ser inferidos a partir do estudo das variações de pressões durante o período de injeção. O período de injeção pode ser seguido por um outro estágio, denominado período de estática, quando o poço é fechado e portanto a pressão decresce.

Recentemente, o teste de injetividade tem recebido maior atenção por ser considerado um procedimento operacionalmente seguro se comparado a outras técnicas usualmente adotadas nos testes de poços, além de evitar liberação de fluidos ou sua combustão, com baixo impacto ambiental.

Sobre avaliação de formações, trabalhamos no desenvolvimento de modelos analíticos capazes de descrever o comportamento da pressão em reservatórios de petróleo levando em consideração diferentes configurações de poço e reservatório, com foco em testes de injetividade. Também estudamos o comportamento da vazão em reservatórios com múltiplas camadas e elaboramos técnicas para estimar parâmetros de interesse na engenharia de reservatórios.