Re: Para pensar

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: obm-rj@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Para pensar
>Date: Wed, 28 Jul 1999 07:45:16 -0300 (EST)
>

>Obrigado pela atenção, e desculpem-me por mandar uma mensagem
>não matemática (mas façam a prova da IMO, está ótima).
>[]s, N.
>http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau

Olá Prof Nicolau,
saudações !

Espero que tenha feito uma boa viagem !
Acredito que seja valido registrar que a esta lista, que para mim e muito
valiosa, tem se tornado, não raro,uma praça de guerra... muitos e-mail´s são
ofensivos e não tratam de assuntos matematicos ou amenidades
compreenssiveis.
Durante o pouco tempo que tenho a honra de com  ela interagir tenho
aprendido muitas belas coisas e me esforçado para enviar e-mail
interessantes e que possam, dentro de  minhas dos limites de minhas
possibilidades, ajudar alguem ...
Fazendo referencia a um seu e-mail anterior, sugiro que a lista passe a ser
pre-fixada por "OBM-BR", dado que o numero de participantes de outros
estados vem crescendo muito. A proposito, não haveria uma maneira facil de
tornar lista um site ? Sou programador  e me coloco a disposição para
qualquer projeto neste sentido.
Atraves de um seu e-mail anterior tive a oportunidade, pela primeira vez, de
ter acesso a uma prova IMO completa ( antes só conhecia algumas questões
isoladas ) . Bem posso estar enganado,dado que ainda não tive tempo para
pensar detidamente nas questões, mas achei a prova, a principio,  facil.
Esperava muito mais de uma IMO ...
O Senhor citou que existem muitos problemas matematicos que não conhecemos a
resposta mas que argumentos probabilistas reforçam a nossa crença num
determinado sentido. Seria pedir muito que o Sr apresentasse algo a respeito
neste sentido ?
Finalmente,o que acha de um e-mail mostrando como generalizar as sequencias
aritmeticas de formar a tornar o triangulo de pascal e as formulas de Euler
respectivas como um sub-produtos de uma conceituação mais ampla ? Acha que
tem algum valor ?

Com os melhores votos
de paz profunda, sou

Paulo Santa Rita