Re: Para pensar

> Quero reforcar a observacao do Wagner.
> Vamos deixar para os e-mails pessoais o que eh pessoal.
> Jose Paulo

O Wagner e o Jose Paulo estão cobertos de razão.
Recebi ainda reclamações (pessoalmente ou por e-mail para mim)
de algumas outras pessoas, todos contra os abusos da lista
que devem ser evidentes para todos nós.

Esta lista deve ser usada para discutir problemas de matemática,
ou tópicos de matemática elementar. Algumas mensagens informais
a meu ver são aceitáveis, mas temos visto na lista não só um volume
muito grande de mensagens não matemáticas como uma longa seqüência
de trocas de insultos onde já há muito tempo todos deixaram de falar
de qualquer coisa que tenha o mínimo interesse para os outros membros da
lista.

Algumas pessoas me pediram para "intervir". Da forma como a lista
atualmente funciona, eu só vejo as mensagens junto com todos vocês
e portanto não posso fazer grande coisa. As medidas que eu poderia
tomar (discussão agora técnica e não ética) seriam:

(a) expulsar membros da lista que estivessem cometendo abusos;

(b) tornar a inscrição na lista sujeita a aprovação, para evitar
    a inscrição de reincidentes;

(c) tornar a lista "moderada", i.e., toda mensagem viria primeiro
    para mim e só depois da minha aprovação seria publicada.

Considero qualquer uma destas possibilidades bastante antipática
mas se os abusos e as reclamações persistirem serei forçado a tomar
uma ou mais destas medidas. Assim, por favor, colaborem para manter a
lista livre e de alto nível, como em geral tem sido.

Finalmente, peço a todos que quando acharem que uma mensagem foi
inapropriada, que reclamem com quem enviou, ou se o caso for grave
reclamem comigo (ou com o Wagner, ou com o Gugu) mas NÃO mandem
a reclamação para a lista. Também por favor NÃO mandem para a lista
respostas a esta mensagem: enviem seus comentários para mim.

Obrigado pela atenção, e desculpem-me por mandar uma mensagem
não matemática (mas façam a prova da IMO, está ótima).
[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau