Transfinito e Axioma da Escolha

Caros,
Saudações !

Complementando as instruções do Prof Wagner, é oportuno registrar que
identificar dois elevado a "alefe zero" - o primeiro numero transfinito e
que é a "quantidade" de inteiros e racionais - com "C", que é a "quantidade"
de números reais é o que se chama "hipotese do continuo" e é uma questão "em
aberto" na matematica.
Godel mostrou que a hipotese do continuo é independente dos demais axiomas
da teoria dos conjuntos, isto é, se admitirmos a validade da hipotese do
continuo e acrescentarmos esta validade como mais um axioma da teoria, nada
ocorre, vale dizer, não surgira contradições... mostrou tambem que a
reciproca e verdadeira,vale dizer, se negarmos a validade da hipotese do
continuo e acrescentarmos esta negação como mais um axioma da teoria dos
conjuntos também nada demais ocorrerá ... assim, a hipotese do continuo é
independente dos demais axiomas da teoria convencional dos conjuntos(Peano).
A teoria  dos conjuntos pode ser dividida em duas partes: com o axioma da
escolha é chamada "teoria dos conjuntos convencional". Sem o axioma da
escolha e´chamada teoria dos conuntos restrita".Por que desta distinção ?
O "Axioma da escolha" afirma que de uma coleção de conjuntos é possivel
escolher um elemento de cada conjunto da coleção e formar assim um novo
conjunto". Parece Obvio ? Sim, conforme Peano pensou. Ocorre que a
"liberdade da função de escolha" permite implicar resultados aparentemente
contraditorios deste axioma:

Ex1 : Existe uma forma de dividir uma esfera tal que, ao remontar os
pedaços, resultarão não uma, mas duas esferas identicas a original.

Ex2 : com duas cores, é possivel colorir os pontos de um circulo de forma
que qualquer triangulo retangulo nele incrito não tenha dois vertices
pintados com uma mesma cor .

Notar que todos estes resultados falam que "existe uma forma" possivel de
fazer. Não diz "como" fazer !

Muitos matematicos ilustres, dentre os quais destaco Poincare e Hermam Weyl,
demonstraram desconfianças com relação a este axioma e, dai em diante, quase
todos os matematicos evitavam utilizar este axioma sob pena de não ter o seu
trabalho bem aceito pela comunidade cientifica.
E neste ponto que entra o "Magistral Godel". Godel mostrou que:

Se a teoria convencional dos conjuntos ( que inclui o axioma da escolha ) é
inconsistente, isto é, conduz a contradições, então a teoria restrita dos
conjuntos ( que não inclui o axioma da escolha) também conduzira !

Vale dizer que o axioma da escolha não é o culpado por introduzir
inconsistencias na teoria dos conjuntos

E interessante observar que muitos "absurdos aparentes", quando devidamente
digeridos, permitiram ao ser humano fazer coisas maravilhosas. outrora era
impossivel extrair raiz quadrada de numero negativo e tal operação era tida
como tão absurda como a operação com a duplicação da esfera do exemplo 1
acima, demonstrado por Tarski ... Quando passamos a compreender melhor os
numeros complexos, a ciencia deu um salto enorme e toda a tecnologia e
fisica contemporaneas são absolutamente inconcebiveis sem eles !... Talvez o
mesmo ocorra com o axioma da escolha. Quando nós  aprendermos como tratá-lo,
uma mundo espetacular pode estar nos esperando ...

abraços
Paulo Santa Rita
3,1008,200799