Re: Sobre series e somas

Eduardo Casagrande Stabel wrote:

>     Sobre aquela serie que falaram na lista certa vez, (-1)^n, a soma dos termos, com n naturais, varia em 1, e 0, sucessivamente : 1,0,1,0,1,0,... alguem falou que Euler acreditava que poderiamos tomar o limite como uma media aritmetica entre 0 e 1. Depois disseram que era uma piada, pois a serie nao convergia a 1/2. Aprendi que o nome desse tipo de serie eh impropriamente divergente, ao contrario de outras que tendem a +infinito, que sao propriamente divergentes.
>     Agora vem a parte interessante.
> [...]
D´Alembert provou que, para uma série de termos positivos, se a razão
a(n+1)/a(n) tiver limite maior que 1 a série será divergente e se o
limite for menor que 1 a série será convergente. Entretanto, há séries
convergentes nas quais esse limite é 1, como por exemplo 1+1/4+1/9+... e
há séries divergentes para as quais esse limite é 1, como por exemplo
1+1/2+1/3+..
Há uma lista enorme de critérios(Gauss, Cauchy, Raabe, da integral, etc)
que permitem afirmar se uma série é convergente ou divergente. Os livros
de Cálculo trazem esses critérios.