Fórmulas que veêm na cabeça -II

Estava eu a me diveritr com as potências de 2 numa aula qualquer num sábado a tarde, quando consegui uma "fórmula" para nºs primos (já tão discutidos):

2^n = k   ;  k-1 é primo se e somente se n também for primo

Para alguns poucos números primos iniciais, eu consegui "demonstrar", só que não tive mais tempo para trabalhar na fórmula. Tudo que eu consegui foi que, a priori, a fórmula funciona para qualquer n primo, só que não mostra *TODOS* os primos k-1. Um professor meu disse que tal fórmula já existia, tinha até um nome, só que ou estaria errada ou não seria uma fórmula "ideal", por ser recorrente (é preciso n primo para k-1 primo) e por não mostrar *TODOS* os primos...

    Se alguém puder me ajudar a provar ( ou não) essa fórmula, eu agradeço.

Abraços,

                    Alexamdre Tessarollo