Re: Fermat

On Fri, 18 Jun 1999, Eduardo Casagrande Stabel wrote:

> Vou falar uma besteira, mas será que não há algum meio de provar
  o teorema de Fermat sem usar tantos conhecimentos?
> Realmente, eu encontrei um pedaço da prova, e ele fala em Galois
  e Funções Elípticas... deve ser algo bastante técnico. Ouvi dizer que o
  próprio Willes não entende toda a explicação (mesmo sendo ele o autor).

Antes de mais nada: o nome do cara é Andrew Wiles (e não Willes).

Os resultados de Wiles implicam no ultimo teorema de Fermat usando
resultados demonstrados anteriormente. Assim, é possível que Wiles
não conheça os detalhes da demonstração de algum destes resultados
anteriores (mas eu acho improvável).

É perfeitamente possível que venham a ser descobertas demonstrações
mais simples e/ou elementares do que a de Wiles. Não se sabe *hoje*
demonstrar o teorema de forma mais simples ou elementar.

[]s, N.