From: Paulo Santa Rita <p_ssr@hotmail.com>
To: <obm-rj@mat.puc-rio.br>
Sent: Sunday, June 20, 1999 2:15 AM
Subject: Re: Geometria

Caro Eduardo,
Saudações !

Compreendo bem a sua aflição e, num determinado sentido, me sinto feliz em
constatá-la... explico : esta ambição pelo conhecimento é a única plenamente
justificável e quem a possui jamais ficará sem resposta. Quem não ambiciona
conhecer já morreu e não se apercebeu disso. Parabéns !
Afirmo que de forma alguma aqui no Rio de Janeiro ( ou em qualquer outro
estado ) os alunos são mais inteligentes. A verdade é que a tradição
científica é algo "que pesa" e, neste particular, muitas das boas escolas
daqui preparam seus melhores alunos especificamente para que tenham um bom
desempenho  nestas competições olímpicas ... Sem dúvida que esta
característica explica os números aos quais voce implicitamente se refere.
Todavia, isto não quer dizer que voce, só pelo fato de ser morador do RS não
possa ter uma excelente formação em matemática ou qualquer outra disciplina.
Apenas a título de exemplicação posso citar um caso bastante conhecido por
mim: eu mesmo. Sou de origem muito humilde, meus pais não tiveram instrução
formal e eu nunca pude estudar em escolas particulares, não pude fazer
cursos de informatica, idiomas ou pré-vestibular e precisei começar a
trabalhar muito cedo. Não obstante tudo isso, aprendi a programar em várias
linguagens de programação, domino alguns idiomas e, através de concurso
público, me tornei programador de um dos mais importantes orgãos da Justiça
Federal e ingressei, por vestibular, na faculdade de engenharia de
computação de uma das melhores Universidades Públicas do Rio de Janeiro (
segundo o Provão do MEC é a melhor ! ) e hoje, aos 18 anos, estou cursando o
3 ano desta Universidade e posso dar uma vida um pouco melhor para meus
pais. Não sou em nada melhor que ninguém, mas também sei que, em essencia,
ninguem é melhor que qualquer outro: me parece que os homens se diferenciam
por sua garra, fé e determinação ... Devo lhe lembrar que os pais de Gauss e
de Newton eram analfabetos e o ambiente que os cercou sempre foi, a
principio, muito pobre culturalmente: e isto não os impediu de se tornarem
verdadeiros genios cientificos !
Em termos de Brasil não a melhor coleção de matemática que:

Fundamentos de Matemática Elementar
Coleção de 10 volumes
Autores: Gelson Iezzi, Oswaldo Dolce, Carlos Murakami e outros
Editora Atica

Após dominar os 10 volumes desta coleção, leia os livros de geometria e
Algebra dos prof Morgado e Eduardo Wagner.

Voce pode aprender estas copisas facilmente sozinho e lhe garanto que em
nenhum colegio do Brasil alguém terá uma formação melhor que a sua.
Para aprender qualquer disciplina é também importante  que se saiba um pouco
de sua história e de sua filosofia. Na matemática há excelentes livros,
dentre os quais cito: "A magia dos números", de Paul Karlson, Editora Globo
( Editora Globo ai do Rio Grande do Sul, não a do imperialista carioca ! ),
"historia da Matemática" de Boyer e "Matemática e Imaginação" de Kasner.
O "principio da casa dos pombos " é algo extremamente simples e, por isso
mesmo, pode ser visto como um principio. Imagine que voce tem 10  pombos e
faz 9 casinhas. Concorda comigo que, na hora de dormir, havera ao menos uma
casa que conterá mais de um pombo ?
É isso ! Se voce precisa colocar em N lugares N+1 objetos, voce ,
obrigatoriamente, precisará colocar em um dos lugares mais de um objeto (
não é possivel colocar apenas um objeto em cada lugar: sobra objetos )
Existem inúmeros sites dedicados aos mais diversos ramos da matematica
elementar. Para que voce possa escolhar, entre no site "http://www.cade.com.
A seguir escolha: ciencia. A seguir, escolha: matematica. Pronto ! Vai se
apresentar a sua frente inúmeros sites de geometria e assuntos afins.
O meus pais, Nordestinos de Sergipe, não obstante sem estudo (ambos) , me
ensinaram que um homem tem ser um "cabra macho", vale dizer, ter fé em si
mesmo, determinação e muita garra. O resto é consequencia... É isso aí !

Um forte abraço
Paulo Santa Rita
1,0214,200699