Re: Fermat

Apesar de parecer grande coisa, aprendi cálculo sozinho, estou no segundo ano do segundo grau. O problema maior é que as pessoas mistificam muito o que elas nao conhecem. Se voce dedicar uma semana sua para entender o que é a derivade de uma função e o seu processo inverso, a integral, aposto que você pega depressa. E as utilidades são tremendas, até mesmo em provas de vestibular de física, às vezes, você pode utilizar. Sem contar também na fácil dedução de fórmulas como o da posicao de um corpo no MRUV...
Mas o que eu acho mais interessante aprender é a teoria da relatividade de Einstein, vale a pena mesmo. Recomendo um livro que li, e é bem fácil de compreender "A Dança do Universo - Marcelo Gleiser".
----- Original Message -----
From: Dopelgänger <paleo@jpnet.com.br>
To: <obm-rj@mat.puc-rio.br>
Sent: Sunday, August 29, 1999 6:48 PM
Subject: Re: Fermat

> Haviam me dito que a prova era super complexa e difícil de compreender.
Mas não imaginei que ela utilizasse tanta matemática... desta maneira de
nada me tem valia ler conteúdos tão inintendíveis, se mal consigo
relacionar triangulos em semelhança, ou mesmo utilizar um processo simples
na matemática como para resolver questões olímpicas. O conteúdo mais
interessante que já aprendi, com esforço, foi "derivada" e "integral" e mal
consigo entender uns absurdos...

Em que série você está? Aprendeu Cálculo sozinho?

Quanto a provar o teorema de Fermat sem usar tantos conhecimentos, eu ouvi
dizer que fermat escreveu o teorema dele na borda da página de um livro e
escreveu também que a demonstração não cabia alí...

O teorema tem alguma aplicação prática?

<Bruno>