Re: Número

On Sun, 29 Aug 1999, Dopelgänger wrote:

> 0 + 1 = {} U { { } } = { { } }
>
> é isso???

É exatamente isso. E

2 = {{},{{}}}
3 = {{},{{}},{{},{{}}}}
4 = {{},{{}},{{},{{}}},{{},{{}},{{},{{}}}}}

> grandes.
>
> Existem números fora do conjunto dos complexos???

Existem. Os ordinais de Cantor, por exemplo, formam uma espécie
de análogo transfinito dos naturais onde depois de infinitos passos
você *continua*:

0, 1, 2, 3, ...; w, w+1, w+2, w+3, ...; w2, w2+1, ...;...;......; w^2, ...

Um ordinal é um conjunto X com as seguintes propriedades:

[...]

São as mesmas propriedades que para naturais mas sem a restrição de o
conjunto dever ser finito. Assim

w = {0,1,2,3,...} (o conjuntodos naturais)

é o menor ordinal infinito.

> Isso não é uma "definição circular", que não chega a lugar algum? Pra voce
> saber o que é um número, voce precisa antes saber o que é um número...

A definição de certa forma é circular, mas nem por isso inútil.
Veja, sempre podemos construir o número

0 = {|}

Afinal, todos os seus elementos tanto à esquerda quanto à direita são
números! Também é verdade que todos os seus elementos são vacas
esféricas...

Podemos agora continuar com

1  = {0|}
-1 = {|0}
2  = {0,1|}

Você pode dar uma olhada em:
On Numbers and Games, J. H. Conway
Surreal Numbers, D. Knuth
ou nas minhas notas de um antigo colóquio em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/papers/jogos.tgz

[]s, N.