Re: "42" e o probleminha

Caro Lucas.
O que nao era claro, para mim, era a definicao dos pontos X e Y.
Assim, pensei que MX fosse a reta mediatriz de RK, a qual so concorre com
duas das retas da figura, RN e RI, formando triangulos internos ao PKI.
Por isso, supus que X deve ser Z ou W e enviei a resposta, nos dois casos.
Penso que a mensagem do Wagner esclarece de vez porque e 1/8=(1/4).(1/2)
e nao 1/4.
Saudacoes.

O enunciado de seu probleminha 2 ainda nao esta correto. O
ponto X nao fica determinado. Contudo, agora, da para tentar adivinhar.
Sejam Z e W as interseccoes de RX com RN e RI, respectivamente. e T a
interseccao de NY com RI.
 a) A base RI e a altura PK do triangulo PRI sao,
respectivamente, o dobro da base RK ee a altura NT do triangulo RNK, logo
sua arear e 4.
b) Decorre de a) que a medida do lado do triangulo PRI
(S=l^2(raiz 3)/4) e 4(raiz quarta 27)/3.
ssim, sua altura PK mede 2(raiz quarta 3).
c) A altura do triangulo MXR e a distancia de R a MX, 1/4 do lado do
triangulo PRI,. A base MW mede metade de PK. Assim a area do tiangulo
MPW e 1/8 da do triangulo PKI; 1/2.
A mediana RN do tiangulo isosceles RPI e tambem bissetriz e altura.

-Angelo Barone Netto-
.
>Aí vai o problema correto:
>
>Num triângulo equilátero PRI, M, N e K são os pontos médios dos segmentos
>RK

Resposta: Os triangulos RNK e RMX tem mesma altura e a base RX eh
a metade da base RK. Logo, a area de RMX eh a metade da area de
RMK, ou seja, 1/2.
Abraco, Wagner.