Re: Equacao complicada.

On Mon, 5 Apr 1999, Marcio wrote:

>     O que eu fiz foi testar x=2 (eu ja sabia a resposta) e mostrar que para
      x<2 (e x dentro do dominio das raizes) temos que o primeiro membro
      eh sempre menor que cinco e o segundo eh sempre maior que cinco. Os
      papeis se invertem quando x>2, e portanto x=2 eh a unica solucao..
      Soh que nao eh muito legal fazer um problema partindo da resposta
      olhada no verso da folha que nem eu fiz :).

Não tenho certeza se a solução "algébrica" do tipo que você pede é viável:
se sairmos elevendo coisas ao quadrado/cubo para nos livrarmos das raízes
o grau aumentará muito. E esta questão de elegância é subjetiva, mas eu
achei sua solução extramamente elegante, exceto pela parte de olhar no
verso: esta parte deveria ser substituida por uns poucos testes.

[]s, N.