[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: Equacao complicada.



    Bom, eu estava em busca de uma solucao um pouco mais algebrica :)) o estranho desse grafico eh que, pelo que eu entendi, ele diz que quando x=2 temos y=-16. mas x=2 na verdade implica y=0 ?!
    Mas obrigado. Mas eu ainda espero que alguem possa me dar uma solucao algebrica (digamos mais "elegante" :)) para ele. Gostaria de frisar que eu nao faco a menor ideia de tal solucao e portanto qualquer ideia serah apreciada. 
 
    O que eu fiz foi testar x=2 (eu ja sabia a resposta) e mostrar que para x<2 (e x dentro do dominio das raizes) temos que o primeiro membro eh sempre menor que cinco e o segundo eh sempre maior que cinco. Os papeis se invertem quando x>2, e portanto x=2 eh a unica solucao.. Soh que nao eh muito legal fazer um problema partindo da resposta olhada no verso da folha que nem eu fiz :).
     
    Grato, 
    Marcio 
-----Original Message-----
From: Benjamin Hinrichs <hinsoft@sinos.net>
To: obm-rj@saci.mat.puc-rio.br <obm-rj@saci.mat.puc-rio.br>
Date: Segunda-feira, 5 de Abril de 1999 20:47
Subject: Re: Equacao complicada.

Oi a todos,
na verdade nem queria chegar perto deste tipo de problema, que exige demais a capacidade de raciocínio lógico primitivo...
Procurei resolver à moda informatizada. Adaptei a equação, taquei um y no início e isolei ele. Ficou algo assim:
y = 4 + (3-x)^(1/2) - (x-1)^(1/4) - 2*[(3x+2)^(1/3)]
Não sei se isto é perfeitamente legal, matemáticamente, mas não sei se cheguei ao resultado correto, ou se cheguei a resultado algum. Vou precisar de uma mão para interpretar o gráfico que produzi, aliás, que a minha máquina produziu em menos de 1/10 seg.
A figura tá aí junta com o e-mail.
 
Abraços,
Benjamin Hinrichs