Re: Probleminhas de Geometria

Arconcher, aqui vão algumas possíveis soluções para os seus problemas:

Problema 01:
Faça x=sqrt(PL), y=sqrt(PM) e z=sqrt(PN). Então, devemos mostrar que x =
y+z+2sqrt(yz)
Se d =d(P,EF), então é fácil ver que d= sqrt(yz). De fato, basta mostrar
que os triângulos NPK e KPM são semelhantes(K é o pé da altura de P sobre
EF). Daí, como AEF é equilatero, y+z+d=altura de AEF = KL = x-d, donde
x=y+z+2d, c.q.d.

Problema 02:
VocÊ conhece o teorema de Menelaus? É só utilizá-lo duas vezes: uma no
triÂngulo ADC (considerando B, P e E colineares) e outra no triângulo ABD
(considerando C, P e F colineares). Ficamos com: BC.PD.AE=BD.AP.EC e
BC.PD.AF=DC.AP.BF.
Daí, (BD + DC)/BC=PD/AP(AE/EC + AF/FB)=1, e segue o resultado.

Problema 03:
Primeiro, note que OP é perpendiculara AC (por simetria) e APC é
equilátero. Isto resolve o item b, pois teremos <OPA=150°, de modo que o L.
G. será a reunião dos dois arcos de 150° que subtendem OA.
Para o item a, note que
<TOC=2.<TBC = 2.<PBC = <PAC=60°;
<COP=<COA/2=<CBA=x, donde <TOP=60°+ x.Além disso, <APB=<PBA=30°+ x.
Logo, <TPO=60°+ x=<TOP, donde TP=OP=R.

Problema 04
Este problema é da Iberoamericana. Eu a coloquei em
http://lec.dc.ufc.br/~onofre/index.html
Este é um site que estou desenvolvendo com coisas sobre olimpíadas.

Curiosidade: É possível construir ABC a partir dos pés das bissetrizes?!

Problema 05
Tome os simetricos de A', B' e C' em relação a P(digamos, D, E e F,
respectivamente).
Note que os seis triângulos obtidos são todos congruentes a ABC. Daí,
A'B'C' tem lados iguais ao dobro das medianas de ABC.

[]'s. Onofre.