Re: [obm-l] Combinatória

Oi Smolka,
nenhuma das C(n-2,2) retas passa por Pi ou Pj.
Dos "n" pontos escolhemos Pi e Pj para definir nossa reta Rij, e nao
utilizamos nenhum desses pontos nas combinacoes com os outros pontos.
Portanto, qualquer das retas formadas pelos "n-2" pontos restantes nao
passa nem por Pi , e nem por Pj.
Ninguem errou !
:-)

[]'s
Rogerio Ponce

PS: como o somatorio que voce encontrou envolve um polinomio do
terceiro grau, o termo geral para o resultado seria um polinomio do
quarto grau, assim como a expressao que eu obtive. Portanto, e'
suficiente que elas coincidam em 5 valores para sabermos que sao
equivalentes.
Abracao!