Re: [obm-l] Convolução

O pessoal da John Hopkins tem uns applets legais para entender melhor o que eh convolucao (e Fourier, e coisas afins):

www.jhu.edu/signals/index.html

Quanto a aplicacoes, ha quilos delas em processamento de sinais (pois qualquer processamento linear e invariante por translacao tem que ser uma convolucao). Eu tenho um livrinho que fala de algumas aplicacoes a processamento de imagens (foi do 23o coloquio do IMPA, de 2001, e o IMPA vendia a R$10 cada, mas acho que estah esgotado)... Um site onde voce pode encontra-lo eh o de uma disciplina que eu dei ano passado:

www.uff.br/FMID (clique em "Materiais" e procure o arquivo do dia 28/03 -- eh o livro todo, em PDF)

Abraco,
        Ralph