[obm-l] Re: [obm-l] RES: [obm-l] Aplicação de Matemática à Física

Se eu não me engano essa questão é do ITA-1966.

ARKON

> Obrigado pela ajuda João....
> Então, o exercício foi retirado de uma apostila de reforço para o ITA, de um cursinho preparatório ( ETAPA - disse o nome somente porque o exercício foi criado por eles e não retirado de alguma prova )....
>
> Novamente Obrigado...
>
> Gustavo

João Gabriel Preturlan <jgpreturlan@xxxxxxxxxx> escreveu:
Hey...

Então.... vou chamar o mais rápido de A e o mais lento de B... vou chamar a distância entre as margens de d e como v=dist/tempo; então tempo=distancia/velocidade.

Agora, digamos que eles se encontrem pela primeira vez num instante t.
Então t = (distancia percorrida por A)/Va que é t = (d ? 720)/Va
Além disso podemos dizer que t = (distancia percorrida por B)/Vb que é t = 720/Vb
Igualando os dois t, temos que Va/Vb=(d ? 720)/720

Agora digamos que num instante t? eles se encontrem novamente. Como o intervalo de tempo em que ambos ficam em repouso é igual, então este repouso não altera a solução. Mesmo que o tempo em que eles tivessem parados fosse desconhecidos, a partir do momento que ele é igual tanto para A quanto para B, nada muda.
Logo como distância percorrida por A até este momento é a travessia completa da margem mais d-400; então o A percorre d + d ? 400 = 2d ? 400;
Logo t? = (2d ? 400)/Va
Logo, a distância percorrida por B até este instante é um travessia completa mais 400 metros; então B percorre d + 400;
Então t? = (d + 400)/Vb
Igualando os dois t?, temos: Va/Vb=(2d ? 400)/(d+400)

Igualando Va/Vb nos dois casos tomos a igualdade: (d ? 720)/720=(2d ? 400)/(d+400)
Multiplicando ?em cruz? temos: d^2 ? 1760d=0.... Assim d = 1760

Então.... se você montar um gráfico espaço x tempo fica mais fácil de visualizar estas relações...
Espero que eu sido claro na solução.
Mas muito legal o problema, onde você arrumou ele?

Abç.

JG.