Concordo na elegância....
Mas creio que o Bruno foi feliz em suas palavras.."... que não fiquemos escravos da vã tecnologia..."...
Eu lembro bem, que no meu Ceará, por incrível que pareça....o professor me disse :
Não pode deixar "raiz" no denominador...tem que racionalizar obrigatoriamente..
aí eu pensei...pela definição de racionais temos que a/b, com a e b inteiros e b diferente de 0..deve se por isso...
Depois...que aprendi que tratava-se de uma "mera" técnica, porém nos complexos foi maravilhoso....
> Olá,
>
> De fato, se pensarmos bem, racionalizar um denominador
significa torná-lo racional. Por exemplo, em vez de se escrever
1/raiz(2), escreve-se raiz(2)/2. Todavia, responda-me, com sinceridade,
existe algum impedimento para que as raízes fiquem no denominador?
>
> De qualquer modo, creio que saber racionalizar, é, na
verdade, importante, pois que quando assim o fazemos estamos treinando
o conceito de raiz quadrada, cúbica, etc, no sentido de que um número,
para sair da raiz n-ésima, precisa estar elevado à n-ésima potência.
Talvez seja uma justificativa.
>
> O problema é que, em sala de aula, sempre vão ter aqueles que
perguntam: "Professor, mas se eu não racionalizar fica errado?" E você,
como matemático, não pode dizer que fica. Outra pergunta do tipo é:
"Professor, mas precisa sempre simplificar a fração?" Enfim, talvez uma
outra justificativa seja a elegância, pois que a matemática precisa ser
elegante. Assim sendo, diga ao aluno: "Precisa, para ficar mais
elegante..."
>
> Um abraço,
> Eduardo
>
> ----- Mensagem original ----
> De: vitoriogauss
> Para: obm-l
> Enviadas: Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008 14:03:02
> Assunto: [obm-l] Radiciação 8ª série
>
> Olá colegas,
>
>
>
> Estou ensinando radiciação na 8ª.
>
>
>
> Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site
do BIGODE, o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova
de radiciação".. .
>
>
>
> Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há mudança no resultado.
>
>
>
> Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é
feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma
aplicabilidade.
>
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Vitório Gauss