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Re: [obm-l] Re:[obm-l] Res: [obm-l] Radiciação 8ª série



Pessoal... estamos discutindo matemática ou formação tecnológica? Qual o objetivos das aulas do nosso colega? Ajudar mentes a se desenvolverem ou treinar calculadoras? Qual o significado do "Teorema": Toda fração cujo denominador é formado por uma raíz enésima pode ser expressa como uma fração cujo denominador é um número real? Por si só isso tem significado? Quem não olharia como o Vitório para o seu professor e pensaria: "Tá. E daí?" ?

Usar racionalização nos complexos é como usar um lema. Vc usa o lema (em uma área qualquer da matematica). Prova o que tem que ser provado. Daí vc encontra o significado de alguma coisa.

A mesma coisa eu penso sobre ensinar teoria das matrizes no ensino médio. Para que ficar ensinando as coisas aos pedaços sem nunca completar o quebra-cabeças? Para alguém olhar o currículo de ensino médio e pensar: "Oooh... eles sabem multiplicar uma matriz".

On 2/19/08, vitoriogauss <vitoriogauss@xxxxxxxxxx> wrote:
Concordo na elegância....
 
Mas creio que o Bruno foi feliz em suas palavras.."... que não fiquemos escravos da vã tecnologia..."...
 
Eu lembro bem, que no meu Ceará, por incrível que pareça....o professor me disse :
Não pode deixar "raiz" no denominador...tem que racionalizar obrigatoriamente..
 
aí eu pensei...pela definição de racionais temos que a/b, com a e b inteiros e b diferente de 0..deve se por isso...
 
Depois...que aprendi que tratava-se de uma "mera" técnica, porém nos complexos foi maravilhoso....
 
 
> Olá,
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> De fato, se pensarmos bem, racionalizar um denominador significa torná-lo racional. Por exemplo, em vez de se escrever 1/raiz(2), escreve-se raiz(2)/2. Todavia, responda-me, com sinceridade, existe algum impedimento para que as raízes fiquem no denominador?
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> De qualquer modo, creio que saber racionalizar, é, na verdade, importante, pois que quando assim o fazemos estamos treinando o conceito de raiz quadrada, cúbica, etc, no sentido de que um número, para sair da raiz n-ésima, precisa estar elevado à n-ésima potência. Talvez seja uma justificativa.
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> O problema é que, em sala de aula, sempre vão ter aqueles que perguntam: "Professor, mas se eu não racionalizar fica errado?" E você, como matemático, não pode dizer que fica. Outra pergunta do tipo é: "Professor, mas precisa sempre simplificar a fração?" Enfim, talvez uma outra justificativa seja a elegância, pois que a matemática precisa ser elegante. Assim sendo, diga ao aluno: "Precisa, para ficar mais elegante..."
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> Um abraço,
> Eduardo
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> ----- Mensagem original ----
> De: vitoriogauss
> Para: obm-l
> Enviadas: Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008 14:03:02
> Assunto: [obm-l] Radiciação 8ª série
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> Olá colegas,
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> Estou ensinando radiciação na 8ª.
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> Vou entrar em racionalização de denominadores, porém no site do BIGODE, o mesmo diz que racionalização só é importante para a "prova de radiciação".. .
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> Ou seja, não é interessante ensinar racionalização, pois não há mudança no resultado.
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> Eu não concordo, particulamente, porque a matemática não é feita de coisas sem uso, digamos assim. Deve existir uma aplicabilidade.
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Vitório Gauss



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Julio Cesar Conegundes da Silva