Re: [obm-l] Diferenças finitas

deduzindo então essa fórmula que coloquei pra sequencia

obs: a^n é  a elevado  n

primeiro, seja o operador Delta que vou simbolizar por D
qua aplicado em f(n) faz  Df(n)=f(n+1)-f(n) e com potencias maiores definida
D^p f(n)=D^(p-1) f(n+1) - D^(p-1) f(n)  com D^0 f(n) =f(n)

mostre que se f(n)= c.a^n  então
D^p f(n)= c.(a-1)^p .a^(n)
com isso temos D^p f(0)=c.(a-1)^p

mostre que, se temos um polinomio de grau 1 em n
dn+p, então D^2 (dn +p) =0

agora observe as diferenças da sequencia (que vou simbolizar da maneira abaixo)

sequencia ( 3) --------- (0)----------( 5)--------- (34
)------------(135 )-------(452)
----------------------(-3)-----------(5)----------(29)------------(101)------------(317)
-------------------------------(8)----------(24)----------(72)------------(216)
-------------------------------------(16)----------(48)---------(144)
---------------------------------------------(32)----------(96)
---------------------------------------------------(64)

observe assim que
D^0 f(0)=3
D^1 f(0)=-3
D^2 f(0)=8=2^3
D^3 f(0)=16=2^4
D^4f(0)=32=2^5
D^5f(0)=64=2^6
observe que a partir de D^2 f(0) aparece uma sequencia com padrão exponencial
D^p f(0)=  2^(p+1) =2.2^p
igualando isso com o resultado D^p f(0)=c.(a-1)^p
c.(a-1)^p=2.2^p, basta tomar   c=2 e a-1 =2, logo a=3
logo temos a partir de D^2, uma função do tipo f'''(n)=2.3^n
agora como D^o f(0) e D^1 f(0) diferem do valor encontrado com a função
f'''(n) acima, porem a partir de D^2 f(0)  funciona, pela observação de que
se temos uma função dn+p a segunda diferença sai ser zero
testa uma solução do tipo
f(n)=2.3^n +dn +p
com f(0)= 2+p=3, ache p=1
e com f(1)=6+d+1=0 ache d=-7