Re: [obm-l] Um tema recorrente.

Na fisica existe uma relacao simples que liga estas coisas, isto e, o
produto da incertezas deve ser maior que um valor conhecido : haveria
uma relacao matematica analoga a incerteza fisica ?

Caros,
Talvez esteja forcando a barra, me parece que existe uma ponte
entre os conceitos de aleatoriedade e complexidade de Kolmogorov
(comprimento do menor programa que gera uma string (um numero)):
A teoria da informacao de Shannon. Estamos falando de coisas abstratas
e nada triviais; a ideia de fazer a ponte, entao, eh mais
abstrata ainda (pelo maior grau de generalidade). Uma tentativa,
bem feita nomeu entender, existe no livro de Teoria da Informacao
de Cover e Thomas, pela prentice-hall se nao me engano.

Em relacao a "relacao matematica analoga a incerteza fisica" eu imagino
que a medida de entropia definida por Shannon (nao confundir com a
entropia da termodinamica) eh uma medida do grau de incerteza
de uma variavel aleatoria - eh tambem uma medida da aleatoriedade
da variavel aleatoria e tambem o limite de compressao da mesma
variavel aleatoria. Qualquer livro de teoria da informacao
poderia ser usado aqui para desbravar este tema, sendo os principais:
i- artigo original do Shannon publicado em 48 no Bell Syst Tech Jrnl
ii- livro do Shannon com co-autor, com mesmo conteudo do artigo
iii- livro do Gallager (este eh o mais classico em termos didaticos)
iv- o supra-citado livro do Cover e Thomas (approach mais moderno).

Abracos,
sergio