Date: Fri, 28 Dec 2007 10:35:28 -0200
From: geo3d@xxxxxxxxxxxx
To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Subject: [obm-l] Gauss,Abel,Tartaglia-Eq. 3º Grau-Complexos

Olá pessoal, bom Natal a todos os membros da lista e para suas distintas famílias também.

Gostaria que alguém me auxiliasse no seguinte:

Estou desenvolvendo um trabalho de pós graduação sobre soluções das equações de terceiro grau com radicais e o aparecimento dos números complexos, com o objetivo de fazer um projeto para o ensino médio sobre esta área da matemática, e desejaria saber :

1-Algum site que contivesse a demonstração da Fórmula de Niels Abel sobre sobre a impossibilidade de se estabelecer coeficientes para equações de grau maior que 5

2-A demonstração da Fórmula de Albert Girard sobre as raízes das equações e seus relacionamentos entre si

3-Demonstração da Fórmula de Tartaglia (Cardano)

4-Se algum dos professores da lista, quiser compartilhar comigo alguma experiência nesta área de equações de terceiro grau -> números complexos-> sua história e ensino médio, será muito bem vinda.

Muito obrigado a todos e boas festas,

Abraços, Marcelo.

Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!