Re: [obm-l] Res: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Demonstrações

On Dec 23, 2007 11:04 PM, Rodrigo Cientista
<rodrigocientista@xxxxxxxxxxxx> wrote:
> claramente a cada incremento de um município teremos um incremento muito maior de rotas a serem
> examinadas por um programa computacional qualquer, sendo este um problema com tempo de
> processamento não polinomial (NP)

Só uma observação pedante: NP não significa não-polinomial. NP é a
classe de todos os problemas que podem ser resolvidos em tempo
polinomial numa máquina de Turing não-determinística. Uma formulação
alternativa é a seguinte: um problema está na classe de complexidade
NP se, dada uma possível resposta, uma máquina de Turing
determinística consegue *verificar* a veracidade da mesma em tempo
polinomial. Em particular, a classe de complexidade NP contém a classe
de complexidade P, que é a classe dos problemas que podem ser
resolvidos em tempo polinomial por uma máquina de Turing
determinística.

Existe também a classe dos problemas NP-difíceis, que pode ser
descrita assim: Se um computador pudesse resolver um problema
NP-difícil (basta saber resolver um tipo de problema), ele poderia
resolver qualquer problema da classe NP em tempo polinomial. Além
disso, a classe NP-completo é a interseção da classe NP com a classe
NP-difícil.

Quanto a pergunta original, não consegui entender a relação da classe
de complexidade NP com a dúvida do Sérgio (se alguém pudesse me mandar
alguma referência sobre isso, ficaria agradecido), mas existem coisas
interessantes quanto a verificação computadorizada de provas de
teoremas; o programa mais famoso para fazer isso é o Coq. Além disso,
existe um site bastante interessante chamado Metamath
(<http://us.metamath.org>) com um monte de proposições matemáticas
escritas de um modo bastante cru, propício para verificação
automática. Dá pra perder horas clicando nas várias proposições até
chegar aos axiomas ZFC.

--
Abraços,
Maurício