Realmente. Eu mesmo, comentei com alguns alunos como iniciaram a solução do problema, nenhum deles pensou em congruência.
Creio que a sua pergunta é bem pertinente.
As questões da OBM N1 e N2 estão se tornando bem complicadas, e aqui em Recife, o que percebo é que isso está gerando uma certa desanimação de alguns alunos da rede particular.
A pergunta é: de fato, algum(a) garoto(a) de 13 ou 14 anos resolveu este problema durante a olimpíada?
> ----- Original Message -----
> From: vitoriogauss
> To: obm-l
> Sent: Thursday, December 13, 2007 11:06 AM
> Subject: [obm-l] questão da OBM 7ª - Terceira Fase
>
>
> Colegas....
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> A respeito da questão (a^29 - 1)/a-1... tudo bem que é OBM, mas para um aluno de 7ª e 8ª parece-me complicada...
>
> Não consigo ver outra solução, senão por congruência, que infelizmente não ensinei profundamente aos meus alunos.
>
> Vou ter que ensinar melhor em 2008, creio que até invariância.
>
>
> Grato
Vitório Gauss