Re: [obm-l] Cônicas

On Nov 24, 2007 4:36 PM, Sérgio Martins da Silva <sms.sergio@xxxxxxxxx> wrote:
> Colegas,
>
> Como se demonstra que interseção de um plano com um cone é uma elipse,
> parábola ou hipérbole? Tenho visto nos livros apenas a declaração disto mas
> não o caminho.

Suponho que você aceite usar geometria analítica e que você saiba que cônicas
têm equações de grau 2 (e esta é uma das caracterizações mais
importantes de cônicas).
Uma forma então é observar que, tendo o cone a equação de 2o grau x^2+y^2=z^2,
a interseção por um plano parametrizado por x=au+bv+c, y = du+ev+f, z = gu+hv+i
é dada pela equação de 2o grau (au+bv+c)^2+(du+ev+f)^2=(gu+hv+i)^2,
logo uma cônica.

N.