[obm-l] Problemas Legais_Correção

Problema 1
Tenho um casaco com  b  bolsos  e  n  moedas de  1  real.Quero distribuir as moedas nos  b  bolsos, de maneira que em cada bolso haja uma quantidade diferente de reais.
Se  n = [(b-1).(b-2)]/2,  isto pode ser feito? Como?

Problema 2
Pinte os números inteiros 1, 2, 3, ..., N  usando três cores, de modo que cada cor seja usada para pintar mais do que  N/4  dos inteiros dados.
Mostre que a equação x = y + z  possui uma solução na qual  x, y, z  foram pintados com cores distintas.

Benedito Freire