[SPAM] Re: [obm-l] Combinatória - album de figurinhas...

SPAM: -------------------- Start SpamAssassin results ----------------------
SPAM: This mail is probably spam.  The original message has been altered
SPAM: so you can recognise or block similar unwanted mail in future.
SPAM: See http://spamassassin.org/tag/ for more details.
SPAM:
SPAM: Content analysis details:   (6.30 hits, 5 required)
SPAM: IN_REP_TO          (-0.8 points) Found a In-Reply-To header
SPAM: X_MAILING_LIST     (-0.3 points) Found a X-Mailing-List header
SPAM: MIME_BOUND_DIGITS_5 (1.7 points)  Spam tool pattern in MIME boundary
SPAM: SPAM_PHRASE_00_01  (0.8 points)  BODY: Spam phrases score is 00 to 01 (low)
SPAM:                    [score: 0]
SPAM: SUPERLONG_LINE     (0.0 points)  BODY: Contains a line >=199 characters long
SPAM: SPAM_REDIRECTOR    (0.4 points)  URI: Uses open redirection service
SPAM: FORGED_YAHOO_RCVD  (1.4 points)  'From' yahoo.com does not match 'Received' headers
SPAM: RCVD_IN_OSIRUSOFT_COM (0.4 points)  RBL: Received via a relay in relays.osirusoft.com
SPAM:                    [RBL check: found 219.58.190.206.relays.osirusoft.com.]
SPAM: X_OSIRU_OPEN_RELAY (2.7 points)  RBL: DNSBL: sender is Confirmed Open Relay
SPAM:
SPAM: -------------------- End of SpamAssassin results ---------------------

--0-552215960-1192457775=:46182

Ola' Henrique e colegas da lista, vamos 'as explicacoes!

  Chamei de "N" o numero de figurinhas do album, todas diferentes entre si, que e' a mesma variedade de figurinhas do nosso universo.

  Chamei de "V" o numero de posicoes vagas no album em um determinado momento. E' o mesmo que a quantidade de figurinhas que faltam para completarmos o album.

  Consideramos que as figurinhas sao equiprovaveis, ou seja, as figurinhas que ja' compramos nao afetam a probabilidade de obtermos uma determinada figurinha.

Essa probabilidade e' igual a 1/N, e permanece assim o tempo inteiro.

  A probabilidade de conseguirmos exatamente uma figurinha que se encaixe em alguma das posicoes vagas (repare que nao estou especificando qual a posicao exata) sera' justamente a soma das probabilidades de cada uma, ou seja,

   V*1/N = V/N.

  E entao, apos, conseguirmos essa tal figurinha, havera' (V-1) posicoes a serem preenchidas. Neste ponto, a probabilidade de conseguirmos uma figurinha que se encaixe no album passa a ser
  (V-1)/N , e assim por diante.

  Observe que estamos calculando a quantidade media de figurinhas para conseguirmos colar a 1a figunha no album (que nao tem relacao alguma com a figurinha da posicao numero 1 do album).

  Em seguida, queremos a quantidade de figurinhas para conseguirmos colar a 2a figurinha no album, e assim por diante.

  Obviamente e' muito mais facil colar a 1a figurinha no album (quando existem N posicoes vagas, e qualquer figurinha serve) do que colar a ultima figurinha no album (quando havera' apenas uma posicao vaga).

Se faltou alguma coisa, pode sinalizar!

   Abracos a todos,
  Rogerio  Ponce

  -----------------------

Henrique Rennó
  Sun, 14 Oct 2007 10:58:58 -0700
  > Ora, quando ha' V posicoes vagas num total de N posicoes possiveis, a
  > probabilidade de conseguirmos uma figurinha que se encaixe e' V/N.
  Esse N seria o número total de figurinhas do álbum?
  V seria quantas ainda faltam?
  A probabilidade de conseguirmos figurinhas para as V posições não seria o somatório das probabilidades de conseguirmos uma figurinha para a posição v1, para v2, ..., para vV ?
  E essas probabilidades não dependem das quantidades dessas figurinhas faltantes que ainda estão à venda?
  --
  Henrique

------------------

Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@xxxxxxxxxxxx> escreveu: Ola' pessoal,
uma das formas de se resolver seria calcular o resultado atraves da ponderacao do total das figurinhas necessarias para completar o album inteiro, isto e', o somatorio de "k" figurinhas multiplicado pela probabilidade de se completar o album com exatamente "k" figurinhas, quando "k" varia de N ao infinito (para "k" abaixo de N, a probabilidade de se completar o album vale zero).

Portanto a media vale
SOMATORIO k=[N,oo] { k * Prob_completar_album(N,k) }

Entretanto, o calculo de "Prob_completar_album(N,k)", isto e', a probabilidade de se completar um album de N posicoes com exatamente k figurinhas (de um universo de N figurinhas) me pareceu muito enrolado, e acabei tomando um caminho mais simples.

Basta percebermos que a media das figurinhas necessarias para completarmos o album vale o mesmo que a soma das medias das figurinhas necessarias para ocuparmos cada uma das N posicoes do album.

E quanto vale cada  uma dessas parcelas?

  Ora, quando ha' V posicoes vagas num total de N posicoes possiveis, a probabilidade de conseguirmos uma figurinha que se encaixe e' V/N.Isto significa que, na media, a cada N figurinhas compradas, V figurinhas poderiam ser encaixadas nas posicoes vagas (nao necessariamente em vagas distintas!).Dividindo isso por V, significa que, na media, precisamos comprar N/V figurinhas para conseguirmos um encaixe quando houver V posicoes vagas.

  Assim, na media, precisaremos comprar:
 N/N figurinhas para conseguirmos colar a 1a. figurinha no album
 N/(N-1) figurinhas para conseguirmos colar a 2a. figurinha no album
e assim sucessivamente, ou seja, na media serao necessarias
 N*[1 + 1/2 + 1/3 + ... + 1/N] figurinhas.

Abracos a todos,
Rogerio Ponce

Carlos Nehab <nehab@xxxxxxxxxxxxxxx> escreveu:
   Oi, gente,

Considere uma revista de "figurinhas" com N figurinhas distintas. Qual
o número médio de figurinhas que se deve comprar para "completar" o
álbum? Imaginem que as figurinhas são compradas unitariamente (uma a uma).

Nehab

PS: Quem sabe o Palmerim bota na coleção dele...

--0-552215960-1192457775=:46182

      Abra sua conta no <a href="http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.mail.yahoo.com/";>Yahoo! Mail</a>, o único sem limite de espaço para armazenamento!

--0-552215960-1192457775=:46182--