Re: [obm-l] Medida e Forma em Geometria (Elon Lages Lima)

Olá Aline,

fiquei em duvida se QP é perpendicular a OX ou a OZ. Mas, em ambos os
casos a razao pedida é constante.

Vou resolver com QP perpendicular a OZ.
1) Trace a reta perpendicular a OY que passa por P. A interseccao
dessa reta com OY, vamos chamar de T.
2) PT/PS = sen(<TSP) = sen(YOX) = constante
3) tg(<ZOX) = QP/OP
4) sen(<YOZ) = PT/OP
5) assim, tg(<ZOX)/sen(<YOZ) = QP/PT = constante
6) multiplicando as constantes obtidas em (2) e (5), temos: QP/PS = constante

a demonstracao pro outro caso eh muito semelhante...

abracos,
Salhab