[obm-l] Re:

Ola Victor.

u é o coficiente de atrito.

No referencial Terra(inercial) as forcas horizontais em m e M ficam
assim, a partir do ponto p:
	m:   -umg
	M:   +umg=Ma --> a = umg/M

Passando para o referencial nao-inercial do bloco M (basta considerar
o vetor -a como uma gravidade adicional a todos os elementos do
problema):
	m:   -umg -(umg/M)*m = mA --> A = -ug(1	+m/M) = -ug(M+m)/M
	M:   +umg - (umg/M)*M = 0 (zero, como era de se esperar)

Considerando V como uma velocidade incial do problema e que o bloco M
comeca parado em relacao a um observador da Terra, basta aplicar
Torriceli para o bloco m ate a posicao em que ele para(lembrando que
ele vai parar em relacao ao bloco M, nao em relacao a um observador da
Terra) :
 0^2 = V^2 +2Ax  --> x = (V^2)/(-2A) = (M(V^2)) / (2ug(M+m))

acho que é isso.

--
          RAFAEL