Re: RES: [obm-l] Provar que k + raiz(k^2 +a ) eh irracional

--- ralonso <ralonso@trieste.fapesp.br> escreveu:

> a essas construções.  A pergunta que fica no ar é
> quando uma
> sequência de números algébricos tende a um número
> transcendente.

Olá Ronaldo.

Apenas para registro, porque acho que não acrescenta à
discução, eis um exemplo de uma série obtida por
somatório de uma sequência recorrente, similar àquela
que eu usei e que converge para um transcendente:

Considere a sequência:

s[1] = sqrt(2)^2 = 2
s[2] = 2 + sqrt(2)
s[3] = 2 + sqrt(s[2]) = 2 + sqrt(2+ sqrt(2))
s[n] = 2 + sqrt(s[n-1]) = 2
+sqrt(2+sqrt(2+sqrt(2+.....))))

E considere a série:

S = SOMA(n=1..oo) { 1/4^n * 1/s[n] }

S = 1/sqrt(2)^2/4  + 1/16/(2+(2)^.5)
+1/64/(2+(2+(2)^.5)^.5)
+1/256/(2+(2+(2+(2)^.5)^.5)^.5)+
1/1024/(2+(2+(2+(2+(2)^.5)^.5)^.5)^.5)
+1/4096/(2+(2+(2+(2+(2+(2)^.5)^.5)^.5)^.5)^.5)...

S, no caso, converge para 1/4 – 1/Pi^2.

[]´ Demétrio

>    A transcendência, então, precisa ser melhor
> categorizada matemáticamente
> e isso exige um rigor.  A teoria dos grupos está aí
> para nos ajudar.
>    Eu confesso que também não entendi completamente
> a prova de Lindemann.  Mas ela pode oferecer uma
> resposta a essa profunda
> pergunta.
>
> []s
> Ronaldo.

> mais em http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/

> usar a lista em

> usar a lista em

      Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê.
http://www.flickr.com.br/