[obm-l] criação e formalismo

Ola amigos da lista !

Bom mais uma vez uma duvida sobre fundamentação matemática (agora que entendo sobre completude e incompletude dos sistemas formais), eu tenho uma preocupção muito grande com o que diz a respeito de "Formalismo Matematico". Eu acredito que ae esta todo o poder de fogo da matematica e de seu metodo eficaz.

Mais tanbem acho impossivel fazer matematica sem aquela luz mental que que as vezes ilumina nossa mente vindas de um lugar ao qual nao sabemos de onde. Uma vez ouvi alguem diser que os matematicos nao se importam com a logica e o formalismo, mais sim com os objetos matemticos bem definidos.
A minha pergunta é;

Qual a diferença entre a criação matematica e a logica formal?

E possivel (acretio eu e acho mais bonito esse metodo) criar uma serie de raciocinios validos atravez de simbolos e, e neles atribuir objetos primitivos e analizar os segmentos de raciocionos validos a essa classe de objetos?
Ficaria assim por exemplo; se eu quero estudar geometria entao eu substituia as letras pontos e retas e planos nas proposições validas e verificaria uma serie de proposições validas atravez da logica, mais sem deixar a intuição de lado podendo fazer o caminho inverso, com a intuição e um modelo seguindo uma propriedade podendo com ele estudar os raciocinios validos.

  A minha duvida esta no tocante a criação matematica, ou seja a possibilidade metodicamente valida de fazer matematica nova.

Muito Obrigado a todos :)

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.