[obm-l] Matemática Financeira

Olá pessoal.

Como vocês resolveriam este problema? Acho que fiz contas d+.

Problema: Uma empresa de refrigerantes contraiu um empréstimo no passado junto a uma instituição financeira. Atualmente sua dívida com o banco resume-se em dois títulos: um de $100.000,00 e outro de $150.000,00 vencíveis, respectivamente, em 3 meses e 5 meses a partir de hoje. Devido à queda do volume de vendas, o fluxo de caixa ficou comprometido, levando a empresa a renegociar toda a dívida junto à instituição financeira. A proposta da empresa, aceita pelo banco, é liquidar a dívida remanescente através de cinco pagamentos trimestrais, iguais e consecutivos. A primeira parcela do refinanciamento vence três meses após a última parcela do financiamento anterior. Devido a esse refinanciamento a taxa de juros cobrada pelo banco, que era de 1,1% ao mês, passou para 2,1% ao mês. Pede-se determinar o valor de cada parcela do novo financiamento.

Grato, Francisco

|            Francisco                    |
|Site: http://aulas.mat.googlepages.com      |
|Blog: http://morfismo.blogspot.com       |

Instale o novo Windows Live Messenger! É grátis! Experimente!