From: "ralonso" <ralonso@trieste.fapesp.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, July 30, 2007 8:37 AM
Subject: Re: [obm-l] Subespaços Vetoriais

Eu diria que não.  A prova segue mais ou menos por essa linha:
 Quando a soma é direta a interseção dos subspaços é o conjunto vazio.
Isto é se u in U --> u not in V
         se v in V --> v not in U

  para que isso aconteça vc tem que não pode ter componentes comuns nos dois
vetores (u e v).
Precisa demonstrar essa parte. Daí isso implica que dim(U + V) = dim(U) +
dim (V) se dim(U) =
dim(V)
então dim (U+V) = 2 dim(U) = 7, mas  a dimensão de U não pode ser
fracionária.
   Reciprocamente se a dimensão de U for um número inteiro então existe u in
U que possui uma
componente
em V (precisa provar isso também usando um conceito formal, tal como U ~ U x
{0} onde ~ significa
isomórfico)
então dim (U) > dim (V).