Re: [obm-l] Estatistica

Olá,

1) Acho que encontrei uma solucao pra essa daqui:
Seja D = { d_1, d_2, ..., d_5 } o conjunto das dezenas sorteadas.
Seja A = { 01, 02, ..., 99, 00 } o conjunto de todas as dezenas..
Seja N = { n_1, n_2, ..., n_10 } o conjunto das dezenas que escolhemos.
A probabilidade pedida é a mesma que a probabilidade #(N inter D) = 3.

x =  C(100, 5) * C(100, 10)
y = C(100, 3) * C(97, 2) * C(95, 7)
P = y/x

x = quantidade de duplas (d, n), onde a d E D e n E N
y = quantidade de duplas vitoriosas

a equacao pra x é facil de obter.. para cada sorteio, podemos escolher
C(100, 10) dezenas.. como temos C(100, 5) possibilidades de sorteio,
obtemos a equacao de x

a equacao pra y é a seguinte:
primeiro escolhemos 3 dezenas.. essas 3 estao em D e em N... agora,
das restantes, escolhemos 2 dezenas para completar 5 do sorteio... e,
para a sua escolha, temos 95 possibilidades (pois nao podemos pegar
nenhuma das 2 escolhidas para o sorteio)...

generalizando, teriamos:
#D = d
#A = a
#N = n
#(N inter D) = v

x = C(a, d) * C(a, n)
y = C(a, v) * C(a-v, d-v) * C(a-d, n-v)
P = y/x

testei para #A=4, #D=2, #N =3, #(N inter D) = 1..
e deu certinho.

abracos,
Salhab