[obm-l] Estatistica

Ai vao duas questoes em que encontrei dificuldade:

a primeira a minha dificuldade foi em que o numero de bolas sorteadas eram diferentes do numero de bolas escolhidas, ai eu me perdi em montar os casos possiveis e favoraveis e acho que resolvi errado....

1) Na Sena sao sorteados 5 dezenas entre 01 - 02 - ... - 99 - 00,  e o apostador pode escolher 10 dezenas. Qual a probabilidade do apostador acertar a terna( 3 dezenas)?

na segunda questao, eu tenho a resposta e a minha resolução dá exatamente o dobro da resposta.

2) Supondo que na Loto as dezenas 01 - 02 - ... - 50  nas cartelas sao dispostas em 5 linhas e 10 colunas. Sabendo que sao sorteadas 6 dezenas, qual a probabilidade dessas dezenas ocuparem exatemente duas linhas, com 5 dezenas em uma e 1 dezena em outra?

A minha soluçõa foi:

OBS: represento por C(n,p) a combinação de n elementos para escolher p, e Pn, por uma permutação de n elemntos.

casos favoraveis: primeiro temos que escolher 2 linhas dentre as 5, o que pode ser feito de C(5,2) maneiras. Ainda temos que escolher 5 dezenas em uma linha e 1 dezenas na outra linha que pode ser feito de C(10,5)*C(10,1). Além disso, podemos escolher 5 na primeira linha e 1 na segunda linha escolhida, ou vice versa, entao temos que multiplicar o resultado por P2.

casos possiveis: C(50,6)

portanto eu encontrei como resposta essa expressao:

probabilidade = C(5,2)*C(10,5)*C(10,1)*P2 / C(50,6)

gostaria da ajuda de voces mais uma vez galera....agradeço desde já

abraços

Graciliano