Re: [obm-l] Analise combinatoria - quantas comissoes?

Tenho um outro problema, para o qual nunca cheguei a uma solução. A mim me parece impossível de calcular a resposta manualmente.

Imagine-se num grupo de 200 pessoas, e imagine que todos os anos tenham 365 dias (isto é: ignore a existência de anos bissextos). Seja f: {dias} -> N tal que f(d) = número de aniversariantes no dia d. Seja d_0 o dia de seu aniversário. Qual é a probabilidade de que f(d_0) seja um máximo da função f?

Generalize: seja p o número total de pessoas, e k o número de dias num ano. A mesma f, o mesmo d_0 e a mesma pergunta.

Abraço
Bruno