Re: [obm-l] COMBINATÓRIA

Olá Graciliano e Lucas!

Pensei de uma forma diferente mas que chega ao mesmo resultado proposto na 1ª forma de resolução.

Depois que estacionamos o primeiro carro, os próximos só poderão ser colocados sempre à esquerda ou à direita daqueles que já estão estacionados. Dessa forma, temos as seguintes possibilidades:

Estacionando o 1º carro na:

1ª posição: 0 E,  n-1 D
2ª posição: 1 E,  n-2 D
3ª posição: 2 E,  n-3 D
.
.
.
nª posição: n-1 E,  0 D

ou seja, a quantidade de escolhas E (esquerda) ou D (direita) depende de onde foi posicionado o 1º carro. Portanto o resultado seria o valor das somas das permutações com repetição: 0E,n-1D + 1E,n-2D + 2E,n-3D + ... + n-1E,0D = (n-1)!/[0!(n-1)!] + (n-1)!/[1!(n-2)!] + (n-1)!/[2!(n-3)!] + ... + (n-1)!/[(n-1)!0!] = Cn-1,0 + Cn-1,1 + Cn-1,2 + ... + Cn-1,n-1 = binomial(n-1,0) + binomial(n-1,1) + ... + binomial(n-1,n-1) = 2^(n-1) (triângulo de Pascal)

Esse problema é parecido com aqueles em que há um grid regular com 2 pontos marcados e pode-se movimentar sempre uma unidade para baixo e direita, para baixo e esquerda, para cima e direita ou para cima e esquerda, e pede-se quantas são as formas ou caminhos possíveis para chegar no ponto destino partindo do ponto origem (em alguma das configurações de movimentação).

Abraços!

On 6/11/07, Lucas Mendes Marques Goncalves <lucasmmg@linux.ime.usp.br> wrote:

>   5) Suponha que "n" carros estao em fila para entrar em um estacionamento que possui "n" vagas, lado a lado. Se o primeiro carro pode estacionar onde quiser e cada um dos outros carros ao estacionar deve justapor_se a um carro já estacionado, quantos sao os modos possiveis dos carros ocupararem as "n" vagas? OBS: Essa questao eu achei muito de interpretação, pois se for um estacionamento por exemplo em circulo, o problema é facil, porem se as vagas forem em fila reta, eu acho que fica diferente. Ai foi que eu nao entendi..

Vou assumir uma linha reta (e francamente não tenho certeza de como
      faria o circulo ...)

E vou apresentar dois raciocinios para resolver o problema.

Possivelmente os dois são trivias ...

Primeiro, podemos tomar isso como uma soma de binomiais.

^
_ _ _ _ _ _ _ _

Se o primeiro carro tomar a primeira posição na fila, não vai caber
ninguém à sua direita.

Se ele estiver na terceira posição

    ^
- - - - - - - -

haverá dois espaços para carros à direita (notando que, uma vez que eu
      escolha quais carros ficam a direita, já escolhi também como eles
      estão)

dessa forma, eu acabo com:

binomial (n-1,0) + binomial (n-1,1) + ... binomial (n-1,n-1)

(estou escolhendo os conjutos de "carros à direita")

mas, como sabemos, isso é o mesmo que

2^(n-1)

(isso se prova facilmente calculando (1+1)^k pela expansão binomial)

a segunda forma, terrivelmente mais simples, é simplesmente escolher o
conjuto de carros à direita, sem considerar o tamanho.

Ai, colocamos o primeiro carro convenientemente.

(se houvesse 5 carros, e eu dissesse que o 3 e o 4 estão à direita, já
determinei a coisa toda: 4 3 1 2 5 )

cada carro tem duas opções: direita ou esquerda.

Assim, temos tb 2^(n-1)

(espero que isso esteja certo ^^)

For three years I had roses, and apologised to nobody.

--
Henrique