-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Nicolau C. Saldanha
Enviada em: quarta-feira, 13 de junho de 2007 10:32
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] Questao de Logica

On Tue, Jun 12, 2007 at 02:55:04PM -0300, Artur Costa Steiner wrote:
> Alguns estudantes me pediram ajuda numa questao e eu acabei ficando em
> duvida. Tinham uma sequencia x_n de numeros reais, limitada em R, e pedia o
> exercicio que se provasse que lim x_n =1. Eles analisaram a sequencia e
> concluiram, corretamente, que esta, na realidade, era divergente.
>
> Um dos estudantes julgou que se deveria escrever que o enunciado estava
> errado e que não era possível provar o pedido, simplesmente porque a
> sequencia nao convergia e, portanto, nao tinha nenhum limite. Jah o outro
> julgou que, de fato, lim x_n =1 por vacuidade, baseado no seguinte argumento:
> [...]

A definição usual de limite de seqüência é a seguinte:

lim x_n = L

<=>

Para todo e > 0 existe N tq para todo n
n > N -> |x_n - L| < e

Se você tomar uma seqüência divergente como por exemplo, x_n = (-1)^n
então a condição é falsa para todo L, em particular para L = 1.
De fato, existe e > 0 (por exemplo e = 1) tal que para todo N
existe n > N (basta tomar n ímpar) para o qual |x_n - L| >= e
(de fato, |x_n - L| = 2 > e = 1).

O que o aluno observa é que a frase
Para todo L (lim x_n = L -> L = 1)
é correta.
Isto é verdade, mas a frase não é equivalente a
lim x_n = 1
(como este exemplo ilustra).
Também não é correto dizer que lim x_n = 1 vale "por vacuidade".

[]s, N.