Re: [obm-l] Álgebra Linear - Dinâmica Populacional

Olá Aline.

Faltam dados no problema.  Vc tem que supor que v = [g1, g2, g3]
onde g_i é o número de fêmeas em cada grupo.  A solução deve ser
o ponto fixo da dinâmica.  Av = v.  Neste caso v é o auto-vetor para
o auto-valor lambda = 1.  Estou dizendo isso porque o problema
cita auto-vetores.  Agora lambda = 1 é auto-valor de A?

  Voce precisa resolver det (A - lambda * I) = 0 para achar auto-valores
de A, ou seja,

|(2 - lambda)        0               0           |
|     3              (1-lambda)      0           | = 0
|     0                  4          (3 - lambda) |

Aplicando o teorema de Laplace:

    (2-lambda)(1-lambda)(3-lambda) = 0

1, 2 e 3 são auto-valores.  Bom, então lambda = 1 é auto-valor
e  o prolema tem solução, suponha
v = [v1,v2,v3] e resolva o sistema.

[200][v1]     [v1]
[310][v2]  = [v2]
[043][v3]     [v3]

Acho que é isso que o problema quis dizer.