Re: [obm-l] Problema 2 nível 1 - 1998

Olá Hugo.  É só falta de treino. Ninguém é burro.

> Jacira consegue datilografar 20 páginas de um manuscrito em 4 horas e
> Joana o faz em 5 horas. Ainda restam 900 páginas do manuscrito para
> datilografar. Se as duas começarem a datilografar no mesmo instante
> essas páginas, quantas páginas deverá pegar a mais lenta, de forma que
> ambas terminem juntas?Cheguei na resposta certa por tentativa e erro,
> mas queria algo mais elaborado. Alguém poderia ajudar?
> --
> []'s

   Há várias formas de fazer.  Pensando fisicamente:
   Jacira datilografa v1 = 20/4 = 5 paginas por hora
   Joana datilografa v2 = 20/5 = 4 paginas por hora
   Jacira + Joana juntas datilografam
    v1+v2 = 5 + 4 = 9 paginas por hora.
   Ora, se faltam 900 páginas as duas juntas conseguem datilografá-las
   em 100  horas.   Nestas 100 horas a mais lenta (Joana) percorre
    100 * 4  = 400 páginas e a mais rápida (Jacira) 100 * 5 = 500
páginas
    que somadas dão 900 páginas.

    Comece treinando com exercíos simples como esse e tente resolvê-los
sozinho. Depois vá para os mais e mais complexos. Não importa se você
está
fazendo faculdade ou se já a terminou.  O avião para decolar precisa
vencer a inércia e receber comandos do piloto. Depois que estiver
voando pode usar o piloto automático :)   Mas ... Oopss... não entendo
nada
de aviação ... :) Posso ter dito besteira, mas enfim a idéia eh essa.

Abraço!