Re: [obm-l] Função de Dirichlet e x^x

Em 22/05/07, Bruno França dos Reis<bfreis@gmail.com> escreveu:
> [...]
> Pela medida de Lebesgue, qq conjunto Enumerável tem medida 0. (e como Q é
> mensurável, tem medida 0... se vc nao tem esses conceitos, procure em qq
> livro de análise)
>
> Resumo da ópera: D(x) é Lebesgue-integrável pois cada A_i é mensurável e a
> integral vale:
> medida(Q)*1 + medida(R-Q)*0 = 0
> Pois, como já enunciei, medida(Q) = 0 (e embora medida(R-Q) = +oo, usa-se a
> convenção de que 0 * oo = 0 nesta teoria). Assim a "área sobre a função de
> Dirichlet" não existe do ponto de vista de Riemann, e vale 0 do pto de vista

Exatamente, eu queria saber se D(x) era integravel com Lebesgue por
ser uma função não-continua. Adorei a explicação, muito didatica, eu
nao tenho conhecimentos em Análise por isso sabia da integral de
Lebesgue mas nao como aplica-la!

> [...]
> Outro teorema diz que toda função Riemann-integrável é lebesgue-integrável,
> e as duas integrais tem o mesmo valor! (note que não falo de integrais
> impróprias!)
> Assim x^x é integrável.
> O que vc quer dizer com "como é o processo"? Vc quer saber que regrinha
> aplicamos pra achar uma primitiva de x^x? Olha, nao sei... e sinceramente
> acho que não dá pra expressar a primitiva de x^x em termos de funções
> elementares. Eu tentaria expandir isso aí numa série e ver no que dava.
> (obs: minha HP não sabe calcular a primitiva disso... mas às vezes ela nao

Pois é, o meu Maxima e Maple também não oferecem uma primitiva,
olhando pra ela podemos ver que é continua, mas plotando uma função do
tipo 0^x no gnuplot eu tenho uma leve impressão que a curva nao toca
em x = 0, segundo a demonstração desse link:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/calculo/zerozero/zero.htm
o modo que ele desenvolve 0^0 se torna indeterminavel. Mas acho que se
expandir em uma série chego a alguma coisa. De qualquer forma
obrigado!

> Até!
> Bruno
> ps: consulte livros de cálculo e análise... todos os teoremas e definições
> que listei aqui tem em qq livro de cálculo (a parte de Riemann) e em qq
> livro de análise (a parte de Lebesgue). Há algum tempo circulou na lista
> diversas sugestões de livros para estudo de Integral de Lebesgue; vale a
> pena vc procurar nos arquivos da lista!

Até! Pois é, preciso aprofundar meus conhecimentos :) mas tudo a seu
tempo, primeiro preciso passar no vestibular, as outras matérias do
tipo biologia, história e geografia me tomam um tempo longo :(
Mais uma vez agradeço pela didatica e ajuda :)