Re:[obm-l] Doutorado

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Sat, 05 May 2007 21:07:37 +0000
Assunto: Re:[obm-l] Doutorado

> O que seria "experiencia suficiente"?

Boa pergunta.
E o que eh maturidade suficiente?

O site do IMPA
http://www.impa.br/opencms/pt/ensino/doutorado/doutorado_processo_adminissao.html
eh vago a este respeito, mas eu diria que um aluno excepcional (ou seja, CR 9 ou acima) de graduacao em matematica, formado
por uma instituicao de 1a. linha (PUC-RJ ou USP, por exemplo), que venha muito bem recomendado por seus professores e que,
durante a graduacao, tenha cursado cadeiras de mestrado (fato relativamente comum) e/ou tido alguma experiencia com pesquisa
(por exemplo como bolsista de iniciacao cientifica), de preferencia com um ou mais artigos publicados, teria chance de ir direto
pro doutorado. A minha impressao eh de que o IMPA dah muito mais importancia ao seu programa de doutorado (pelo menos em
matematica pura) do que ao de mestrado. Este ultimo serve principalmente pra garantir um nivel minimo de proficiencia aos
candidatos a doutor. Uma evidencia disso eh o fato de que nao eh mais necessaria a elaboracao de uma dissertacao para se obter
o grau de mestre. Basta apenas que o candidato passe em duas cadeiras de doutorado com conceitos A ou B.

Certamente o Gugu, se ainda estiver acompanhando esta lista, poderah dar informacoes mais precisas.

[]s,
Claudio.