Re: [obm-l] somatório dos inversos dos naturais

Eu tenho quase certeza que não, mas posso estar enganado.
Alguém com mais conhecimento pode confirmar.
   Entretanto, tal soma possa ser expressa de forma
aproximada por meio de logaritmos. Considere  o seguinte:

  soma(1,n) 1/p  < integal (1,n)  dx/x < soma(2,n+1) 1/p

A integral é a area cheia embaixo do gráfico, enquanto que a soma 1/n é
apenas a escada abaixo da parte dessa area cheia, ou acima, se você
considerar a escada na parte de cima. Como

integral (1,n) dx/x = ln n

 então ln n é uma boa aproximação para soma.
   Bem... aqui não dá para desenhar,
mas essa é a ideia por detras do teste da  integral, que tem em qualquer bom
livro de cálculo.

[]
Ronaldo L. Alonso