Re: [obm-l] Série

Isso, Marcelo, é a série de Fourier.
Quando vc pega uma função definida em (-pi, pi) e vc quer aproximá-la por Fourier, vc pode considerar uma extensão dessa função, cujo período é o tamanho do intervalo no qual vc a tem definida, entende? Assim vc consegue por Fourier uma função que aproxima a sua função original pelo menos no intervalo inicialmente escolhido.

Se vc aproximar a identidade por série de fourier em (-pi, pi), vc deve considerar a extensão da função identidade nesse intervalo, que seria uma função que vai de -pi até pi em cada intervalo da forma ((2k - 1)pi, (2k + 1)pi), entende? O gráfico dela seria algo como:  /////////////... aí sim vc tem a função periódica.

Isso é usado, por exemplo, para vc obter o valor de zeta(2)... vc pode pegar a série de fourier da extensão f(x) = x^2 no intervalo (-pi, pi), e aí sai o valor de zeta(2)! É bem interessante.

Espero ter esclarecido um pouco o que eu quis dizer!

Abraço
Bruno