Re: [obm-l] o menor valor

Oi, Ronaldo,

Complementando a dica do Claudio, veja que a uma interpretação
geométrica ajuda...

x2 + y2 = 1 é uma circunferência de centro na origem e raio 1.
Considere que você deseja minimizar a expressão z = 2y -6x +1 (vide
Claudio, abaixo) que, para cada valor de z,  corresponde a uma reta
paralela à reta  y = 3x.

Logo, você deseja a reta "mais alta" que tangencia a circunferência
(deu para sacar?).  Pense em vários valores de z e no gráfico das
retas correspondentes.

Com o par (x;y) procurado é esta interseção, por uma simples
semelhança de triângulos (imagine que a reta tangente está traçada) ,
tal par (x; y) é tal que y = -x/3 (pois o ponto está no segundo
quadrante) .  Logo, substituindo na circunferência, chegamos ao
resultado já fornecido pelo Claudio.

Obs: enviei estas observações pois hoje mesmo  postei um comentário
sobre "programação linear"  bem geométrico e acho que a interpretação
geométrica é muito útil em problemas simples como os postados para,
depois, entendermos os realmente complicados...

Abraços,
Nehab