Re:[obm-l] Problema de algebra vetorial.

Oi, Ronaldo:

Chame de u o vetor de coordenadas (x1,y1,z1) e de v o segundo vetor.
Gire os seus eixos coordenados de modo que as coordenadas de u passem a ser (0,0,L) e as de v (L*sen(theta),0,L*cos(theta)).
Ou seja, u gera o novo eixo z e {u,v} gera o novo plano xz.
Ao girar v de um angulo phi em torno do eixo de u, voce obterah um vetor w cujas coordenadas na base nova serao:
(L*sen(theta),L*cos(theta)*sen(phi),L*cos(theta)*cos(phi))
O ponto desejado eh P = u+w, de coordenadas:
(L*sen(theta),L*cos(theta)*sen(phi),L*(1+cos(theta)*cos(phi))

Agora soh falta calcular a matriz A (Aij) de mudanca de coordenadas.
Como os novos eixos coordenados tambem sao mutuamente ortogonais e os modulos dos vetores das coordenadas nao mudam, A
eh uma matriz ortogonal.
Dado um vetor x qualquer, cujas coordenadas numa dada base sao dadas por [x]_base, teremos:
[x]_velha = A*[x]_nova
[u]_velha = (x1,y1,z1)   e   [u]_nova = (0,0,L) ==>
x1 = A13*L; x2 = A23*L; x3 = A33*L ==>
A13 = x1/L; A23 = x2/L; A33 = x3/L (cossenos diretores de (x1,x2,x3)).

O enunciado implica que:
[v]_velha = (k*x1,k*y1,z); |u| = |v| = L; <u,v> = L^2*cos(theta)
Com essas tres relacoes e conhecendo A13, A23 e A33, voce acha k e z e, portanto, [v]_velha.
Isso permite que voce ache A11, A21 e A31 (a 2a. coordenada de [v]_nova eh igual a zero)

Finalmente, usando o fato de que A eh ortogonal, voce acha A21, A22 a A23.

O que voce quer eh [P]_velha = A*[p]_nova.

Admito que eh bracal, mas nao achei outra forma.

[]s,
Claudio.