Re: [obm-l] Integral de Lebesgue

   Não tenho muita certeza do que vou dizer, mas aparentemente esses casos
em que as funções não são Riemman integráveis surgem em situações
de sistemas caóticos ( se estivermos procurando exemplos físicos).

Por exemplo, suponha uma bola de bilhar em uma mesa elíptica e em
cujas bordas valha a lei da reflexão (angulo de incidencia = angulo de reflexão) e ainda que
a energia cinética seja conservada.  Qual a probabilidade da bola bater duas vezes em um intervalo
de raio eps ao redor de um ponto em função de eps?   Acho que esse problema de bilhares planos
foi resolvido por Y. G. Sinai, mas preciso pesquisar o paper para poder fazer referência aqui.

Ronaldo.